Tweetum Vitae
“Vagas agora também no Twitter: a rede social que mais cresce na internet vira vitrine para divulgação de empregos”, título de matéria sobre recrutamento de profissionais via Twitter, revista Você S/A do mês de feveiro, por Bruno Vieira Feijó.
Quem tem um perfil no Twitter já deve saber que a divulgação de vagas de emprego por tweet tem se tornado prática comum. Mais do que algo comum, na verdade, divulgar vagas por tweet tem se tornado algo sério, grandes empresas de recrutamento e seleção estão aproveitando as facilidades do Twitter para recrutar e selecionar candidatos.
Segundo a matéria, atualmente muitos profissionais estão sendo contratados devido oferta de empregos na rede. Fabiana Nakazone, gerente do Grupo DMRH, diz que “o site é hoje uma das melhores ferramentas para anunciar empregos e medir em tempo real a resposta dos interessados. Mesmo que o profissional não se interesse pelo emprego, ele o encaminha a um colega que pode se encaixar no perfil desejado.” A reportagem ainda fala que além de ser aproveitado como meio de divulgação, em etapas finais de processos seletivos as redes sociais também são utilizadas como fonte complementar de informação para delinear melhor o perfil dos candidatos.
Na matéria o autor também dá algumas dicas: “Em geral, as redes sociais são ambientes informais, mas convém tomar alguns cuidados se a sua intenção é buscar um emprego na web. (…) evite fazer críticas ao atual empregador: faz mal a sua imagem e o chefe pode descobrir. Outra dica é colocar informações de suas competências aliadas a uma ação. Por exemplo: hoje apresentamos ao diretor da empresa o balanço do semestre, foi um sucesso…”
Talvez eu deva seguir o conselho:
“Tirei 10 no trabalho sobre Defesa do Consumidor do Prof. Gino!”
“Tivemos na USP hoje um debate acalorado sobre propaganda de bebidas alcoólicas #valeuleleba”
Bom, brincadeiras a parte, fica a indicação de dois perfis:
@CiadeTalentos , bastante interessante para quem está começando a carreira, oferece vagas para jovens profissionais e principalmente para trainees;
@DMRH , divulga vagas para profissionais de maior experiência, que já estão inseridos no mercado de trabalho.
@fetabone

February 27th, 2010 at 19:34
oi tabone!
mto bom o titulo do artigo! trocadilhos espirituosos fazem o mundo girar, se voce me perguntar.
no comeco achei que o twitter era so um orkut reduzido (qdo vc da a primeira olhada, parece que é so o scrapbook, nao parece?), mas vejo cada vez mais motivos pra fazer um.
a nota do trabalho do gino, por exemplo!, no orkut, provavelmente iria acabar numa comunidade tipo “grandes feitos desprezados”. mas no twitter nao!
sobre as dicas do que fazer e o que nao fazer.. é muito engracado como os seres humanos criam os mais diversos e modernos espacos, mas sempre esbarram nos proprios defeitos, que ja sao seculares.
- nos casos que voce citou, ter criterio e gratidao – e saber controlar a lingua! hahaha.
a gente se ve no crp! e quem sabe em breve no twitter tb.
gabriela/2o ano ppmat