DÚVIDAS FREQUENTES

Empresas e Órgãos Contratantes

O que é o Projeto Guilda?

O Projeto Guilda é um canal de projetos de tutoria para inserção profissional de alunos e egressos do Bacharelado em turismo na área de planejamento e gestão de destinos, funcionando como uma empresa de consultoria turística.

 

Que serviços são oferecidos?

Estão entre nossos serviços: 

  1. Elaboração de planos de desenvolvimento de destinos e revisão de plano diretor de Turismo;

  2. Realização de pesquisas como: pesquisa de mercado, demanda, oferta, análise de segmentação turística etc;

  3. Formatação de produtos turísticos, criação e implementação de projetos de estruturação e gestão de atrativos;

  4. Elaboração e implementação de propostas de capacitação técnica;

  5. Entre outros.

 

Quais os seus diferenciais em relação à outras consultorias?

O Projeto Guilda é vinculado à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), universidade que possui selo de excelência internacional. Aliando a expertise dos seus docentes e a competência de seus alunos e egressos, as equipes de trabalho combinam todo o conhecimento acadêmico e técnico de uma das mais prestigiadas universidades brasileiras.

 

Por que nos contratar?

Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo implementou uma nova política de fomento ao turismo, por meio da possibilidade de transferência de recursos para os municípios qualificados como Municípios de Interesse Turístico (MIT), oferecida aos que cumprirem determinados requisitos técnicos (ser destino turístico ou ter potencial, possuir Plano Diretor de Turismo, infraestrutura básica, entre outros).

Por um lado, isso gerou uma intensa mobilização dos gestores públicos municipais para qualificar seus municípios e, por outro, uma urgência em planejar e gerir os destinos turísticos com maior profissionalismo. Este é um cenário ideal para a inserção efetiva de alunos e ex-alunos de Turismo na área de planejamento e gestão de destinos. É uma oportunidade de expandir e articular a formação acadêmica à técnica-profissional. 


 

Como funciona?

Os projetos serão realizados por uma equipe de alunos e ex-alunos coordenada por docentes do curso de Turismo.

A contratação de serviços será efetuada diretamente com a ECA Jr.

Os valores serão combinados de acordo com cada trabalho, contemplando suas demandas e a equipe designada.

 

Quais as etapas dos projetos e quanto tempo até a conclusão?

A partir da solicitação das organizações interessadas nos serviços, elaboramos a proposta técnica em até 10 dias úteis*. Para aceitação da proposta, que é válida por 30 dias, a comunicação deve dar-se por escrito, autorizando o início dos trabalhos. Após o aceite, será executado o serviço, com cronograma físico-financeiro especificado na proposta técnica. Depois do término, relatórios serão elaborados e revisados pela coordenação para posterior aprovação. Com a aprovação, se procederá com a remuneração e devolutiva aos prestadores envolvidos.

 

*Em alguns casos, as propostas técnicas serão preliminares e dependentes de levantamento de dados in loco, o que se torna a primeira etapa do serviço a ser prestado. 

 

Qual a estimativa do custo?

O custo dos serviços varia e dependerá, além das propostas técnicas (que prevêem a dimensão dos trabalhos, a equipe necessária, a dedicação exigida, etc), de alguns aspectos como: 

 

  1. Fornecimento de transporte, hospedagem e alimentação para a equipe técnica; 

  2. O reembolso de despesas ocorridas com a realização dos trabalhos, tais como serviços gráficos e fotográficos, comunicações interurbanas, taxas e emolumentos (mediante apresentação de notas fiscais e de relatório detalhado com comprovantes); 

  3. E a remuneração média da equipe técnica, calculada a partir da previsão de horas a serem despendidas pela mesma, com base de preço compatível com a do mercado.

 

Caso o escopo do projeto seja alterado posteriormente, haverá taxas adicionais? Como elas serão justificadas?

Ao contratar os serviços da Guilda, nosso contrato estabelece quais serão as etapas e serviços que acreditamos ser imprescindíveis para a realização do projeto.

Havendo necessidade de adaptar o projeto tanto por parte da empresa contratante, quanto por parte da ECA Jr., todas as alterações e possíveis inclusões serão conversadas mutuamente antes de gerar qualquer valor extra, bem como taxas adicionais. Isso será tratado caso a caso e levando em conta a incorporação/ exclusão de etapas e/ou procedimentos.

 

Quero saber mais sobre os valores dos serviços antes de fazer uma reunião com a Guilda de Turismo, vocês podem me enviar uma relação de valores antes?

Trabalhamos apenas com valores personalizados e, para isso, é de vital importância entender as necessidades do cliente antes de passar qualquer valor. Por isso é muito importante realizarmos um primeiro contato com a empresa contratante por meio de uma reunião presencial e/ou virtual. 

 

Minha empresa quer um serviço que não está no portfólio da Guilda de Turismo. Vocês trabalham com outros tipos de projetos também?

Sim! Uma das vantagens de trabalhar conosco é que somos bem flexíveis e estamos abertos a novos trabalhos para ampliar nossos conhecimentos. Se o serviço que sua empresa necessita ainda não está no nosso portfólio, entre em contato conosco! Estamos aqui para ajudá-los a encontrar soluções de forma conjunta e participativa.

Empresas e Órgãos Contratantes

Quais são os pré-requisitos para participar da equipe de trabalho dos projetos da Guilda?

Para participar das equipes de trabalho é necessário ser aluno regular do curso Bacharel em Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade e/ou egresso.

 

Não sou aluno de Turismo e/ou sou aluno de Turismo de outra instituição de ensino, posso me inscrever?

Até o atual momento são aceitos apenas alunos de Turismo e que sejam desta instituição de ensino.

 

Participar da Guilda conta como estágio e/ou vínculo empregatício?

A participação nos projetos inclui apenas declaração comprovando atuação no(s) serviço(s), sem que isto signifique e/ou configure como qualquer vínculo empregatício ou estágio.

 

Posso me inscrever mais de uma vez?

Sim, a partir de sua inscrição o seu cadastro fará parte de nosso banco de dados e você poderá ser contato para mais de um projeto a depender da demanda de alunos inscritos e da oferta de projetos disponível no momento.

 

Sou aluno e quero me inscrever, posso escolher o projeto que quero fazer?

Após ser contatado pela ECA Jr. você poderá optar por fazer ou não algum projeto, contudo a designação para serviços dependerá da demanda de projetos que chegarem até a Guilda de Turismo. As equipes serão compostas levando em conta os dados que você preencheu durante o formulário de inscrição.

 

Quais são as atribuições dos alunos que compõem a equipe de trabalho?

A equipe de trabalho ficará responsável por realizar atividades referente às etapas de planejamento, organização, elaboração e execução do projeto designado, ficando certo e ajustado que poderá exercer outras funções que lhe sejam compatíveis, tais como possíveis visitas à campo etc.

A ECA Jr. se compromete a passar todas as informações necessárias e possíveis para que o contratado possa realizar o projeto dentro dos parâmetros de qualidade.

 Qual a remuneração dos projetos para cada aluno?

A remuneração dependerá do tipo de projeto, do ano de formação do aluno e/ou egresso e das atribuições de tarefas designadas.

 

Terei que cumprir carga horária? 

Sim, a carga horária de atividades do contratado será de até 4 (quatro) horas semanais, perfazendo um total de até 88 (oitenta) horas mensais e a depender do projeto. Ficando válido a partir do momento em que assinar o termo de compromisso até o término do projeto. 

Terei que trabalhar na ECA Jr.?

Não, as horas exigidas deverão ser cumpridas em regime de home office, ou seja, as atividades serão desenvolvidas em espaço alternativo ao da ECA Jr.

E se ocorrer algo e eu precisar sair da equipe de trabalho?

O Termo de Compromisso poderá ser rescindido por qualquer das partes, desde que seja feita a comunicação formal no prazo mínimo de 20 (vinte) dias, anteriores à data de rescisão e não prejudique as entregas do projeto.

Em casos de rescisão do termo de compromisso, a ECA Jr. cumprirá com suas obrigações mediante o pagamento dos dias trabalhados pelo aluno e/ou egresso. 

Agência de Comunicações ECA Jr.

 

CNPJ:67.004.424/0001-03

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 Prédio 3, sala 2

youtube.png
instagram.png
linkedin.png
facebook.png
behance.png