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Ações promocionais do mundo POP que nos ensinam algo sobre comunicação

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Em um mundo em que são lançados diariamente centenas de conteúdos musicais, é preciso chamar atenção e se diferenciar para que um lançamento de álbum, música ou videoclipe se destaque dentre esse mar de lançamentos constantes. As estrelas pop acumulam cases de sucesso nas divulgações de seus materiais musicais! Vamos relembrar algumas dessas ações de comunicação que chamaram atenção pros lançamentos dessas cantoras.


ADELE: AS INTEGRANTES PROJEÇÕES DE ‘’30’’

Em outubro de 2021, dezenas de projeções apenas com o número 30 começaram a aparecer em quase todos os continentes do mundo, em lugares de grande circulação, como avenidas e pontos turísticos. Incluindo dezenas de países como Inglaterra, Coreia do Sul e Brasil e diversos pontos turísticos como o museu do Louvre, na França, e o Coliseu, na Itália, a internet logo começou a criar teorias sobre do que se tratariam tais projeções.




Algumas teorias como a de que se tratava da comemoração de 30 anos da HBO foram levantadas, mas a assimilação entre as projeções e a cantora Adele não demorou a surgir na internet. A dona de hits ‘’Someone Like You’’ e ‘’Hello’’, acumulou um hype imenso no lançamento de seu quarto álbum de estúdio. Conhecida por intitular todos os seus álbuns apenas com o número da idade que tinha na gravação de cada disco, não sobraram dúvidas de que as diversas projeções com o número ‘’30’’ tratavam-se de um prenúncio do lançamento do quarto álbum de estúdio da cantora.



As redes sociais foram inundadas diariamente com registros dessas projeções, causando um engajamento imenso no nome de Adele e um aumento da espera do próximo trabalho da cantora, que já era grande. Não demorou para que a cantora divulgasse o álbum ‘’30’’ e a data de lançamento de seu primeiro single, ‘’Easy on Me’’, alguns dias depois do início das projeções.

Adele tem um trabalho de imagem e de construção de marca tão consolidado que apenas um número, sem mais quaisquer tipos de informações, já foi o suficiente para que as pessoas reconhecessem que se tratava da divulgação de um novo trabalho da cantora.


PABLLO VITTAR: A NOIVA DE ‘’AMA, SOFRE E CHORA’’


Em março de 2021, Pabllo Vittar realizou um show no BBB 21, uma das edições com maior audiência do reality. Durante o show, Pabllo mostrou a aliança que estava em seu dedo e anunciou que estava noiva. Logo após o anúncio, os maiores portais de fofoca do twitter e do instagram noticiaram o noivado, que repercutiu em escala nacional. Fãs da drag também começaram a stalkear a artista e a criar teorias sobre quem seria seu noivo. Tudo isso engajou o nome da artista, que foi levantado em portais de notícias virtuais e em programas televisivos de fofoca.



Devido à especulação da mídia e dos fãs sobre quem seria o noivo de Pabllo, o nome da artista ficou em alta durante toda a semana, atingindo picos nos trending topics do twitter, tudo para preparar terreno para o lançamento de um novo single. Posteriormente, a artista anunciou o clipe da música ‘’Ama, Sofre e Chora’’, cuja história é do casamento de Pabllo, que é abandonada no altar, vestida de noiva. O anúncio tratava-se, então, de uma estratégia para que o seu nome ficasse em alta e embasasse a história fictícia de seu novo clipe.


Com essa estratégia, Pabllo Vittar provou que uma boa campanha de divulgação não necessariamente depende de grandes investimentos, visto que a repercussão orgânica na mídia causada por um ‘’simples’’ anúncio foi capaz de engajar o nome da artista e, consequentemente, seu próximo lançamento.



KATY PERRY: O THE SIMS DA ERA ‘’TEENAGE DREAM’’


Em 2012, Katy Perry elevou o conceito de imersão que um fã poderia ter em uma era musical de um artista. Em parceria com a Electronic Arts, o The Sims lançou uma extensão que contava com 55 objetos e mais de 30 peças de roupas temáticas de seu trabalho até então mais recente, o disco Teenage Dream.

A expansão ‘Katy Perry Sweet Treats’’ contava com novos cabelos coloridos para os usuários do jogo, pirulitos gigantes para enfeite, sofá em formato de banana split e vários outros artefatos inspirados na icônica estética construída por Katy por meio dos seus videoclipes e materiais promocionais da era Teenage Dream. Além disso, uma versão em Simlish, idioma do jogo, do hit ‘’Last Friday Night’’, single que estava sendo divulgado à época do lançamento da expansão, foi divulgada.


A ação ampliava a marca de Katy Perry ao difundir sua estética e sua marca em um espaço não tão usual quando se trata de divulgação de música. Mais uma forma criativa de aproximar o público de seu trabalho de uma forma original.



Exemplos de campanhas de divulgação bem sucedidas no mundo POP não faltam. Como se trata de um material versátil, as gravadoras investem nos mais diferentes formatos de promoção: entrevistas, performances televisionadas, participação em grandes programas… mas, as que mais se sobressaem são aquelas que expandem seus limites para além das mídias mais tradicionais.


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